Folcloristas do Algarve vão ser homenageados


Ao longo de muitas décadas, os Grupos de Folclore do Algarve foram, e continuam a ser, um elemento fundamental para a animação turística das nossas terras que, principalmente no Verão, acolhem milhares de turistas nacionais e estrangeiros. São também fundamentais para a preservação da identidade cultural algarvia que se tenta manter, e tem vindo sempre a ganhar o carinho e admiração pelos demais seguidores.

O Folclore é, sem dúvida, para os algarvios um dos mais importantes ícones da Cultura Tradicional regional e local, e que tem levado e afirmado o Algarve eternamente azul, pelos quatro cantos do mundo, pelos pés dos balhadores dos grupos folclóricos desta região assim como dos nossos reconhecidos brilhantes tocadores e cantadores.

Mas este Algarve não vive só do turismo. Tem gente. Gente que marca a diferença. Gente que vive no barrocal e litoral. Gente que nasceu aqui, que aqui vive e que das tradições populares do povo nunca se desprendeu e as utiliza para afirmar a sua terra... O seu Algarve "onde um Manel e uma Maria, giram num torvelinho, eternamente a rodar ao som de um corridinho".

É esta que, ao longo dos tempos, tudo fez para que a tradição algarvia não se perdesse, graças aos grupos de Folclore do Algarve, sustentou,  formou e informou milhares de homens e mulheres sobre o que era ser algarvio, que a Federação do Folclore Português quer homenagear.

Assim sendo, no dia 8 de Fevereiro de 2015, pelas 16 h no Auditório de Lagoa, decorrerá um Espetáculo Evocativo ao Folclore Algarvio, onde serão homenageados algumas das figuras do Algarve que mais contribuíram para aquilo que o Folclore é e representa hoje na região, no pais e no mundo.

“Memórias Algarvias - Tributo a Folcloristas Algarvios”, é o mote para uma tarde agradável de cultura algarvia que estará a cargo de grupos de referência do Algarve, garantindo desde já o sucesso do evento: Rancho Folclórico da Luz - Tavira, Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte, Rancho Folclórico de Moncarapacho,  Grupo Folclórico de Faro, Rancho Folclórico de S. Bartolomeu de Messines e Rancho Folclórico do Calvário.

A Federação do Folclore Português e o Conselho Técnico Regional do Algarve, enquanto organizadores do evento, apelam à participação da população e a todos quantos foram passando pelos diversos grupos do Algarve, ao longo dos tempos.

É o momento para assistir a este memorável espetáculo de afirmação da Identidade Algarvia e reconhecimento público a quem liderou e/ou lideram estes projetos.

A Federação do Folclore Português e o CTR/Algarve.

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Danças populares portuguesas tradicionais

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março