Congresso sobre Folclore do Alentejo em Montemor-o-Novo


1º Congresso de Folclore e Etnografia do Alentejo
Vai realizar-se no próximo dia 11 de Abril, na Biblioteca Municipal Almeida Faria em Montemor-o-Novo, 1º Congresso de Folclore e Etnografia do Alentejo, numa organização conjuntada Federação do Folclore Português e do seu Conselho Técnico Regional. Este vai ser, sem dúvida, um dia marcante para o movimento etno-folclórico do Alentejo e consequentemente do país.

Este Congresso pretende afirmar-se como um espaço de estudo e ponto de encontro de todas as organizações da região ligadas à cultura tradicional, onde os grupos de folclore detêm particular importância, e à qual se associa também a Universidade de Évora (Escola de Ciências Sociais), a Associação Pé de Xumbo, entre outras.

No decorrer dos trabalhos serão apresentadas várias comunicações e trabalhos, por parte de diferentes oradores, provenientes de vários pontos do Alentejo, que centrarão as suas intervenções em temas tão variados como o cante alentejano, as modas de saias, a viola campaniça e o cante ao baldão, os bailhos das sortes de antigamente, o rigor do trajar enquanto elemento identificador de uma comunidade, etc....

Assim, Grupos de Folclore, Associações e demais Entidades que intervêm no estudo, análise, preservação e divulgação de um vasto conjunto de tradições alentejanas, vão reunir-se neste verdadeiro fórum de defesa da identidade alentejana, centrando a sua preocupação maior na necessidade de continuar a partilhar experiências e conhecimentos entre todos, garantindo, assim, a transmissão geracional de traços e características importantes da forma de ser e estar do povo alentejano.

Neste Congresso, cujas inscrições são gratuitas, pode participar qualquer pessoa ou entidade coletividade que tenha interesse no programa, bastando para isso enviar um e-mail, até dia 7 de abril de 2015, para: ctr.alentejo@gmail.com ou entrando em contacto através dos telemóveis 968543487 ou 960391612.
Programa do 1º Congresso de Folclore e Etnografia do Alentejo
 

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Danças populares portuguesas tradicionais

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março