Terras de Bouro: fim-de-semana gastronómico


Os pratos típicos do concelho de Terras de Bouro estão relacionados com as suas características de terra de montanha e com os produtos hortícolas que a terra oferece, dos quais se salientam as couves, os feijões e as batatas, consumidos de forma simples em sopas e cozidos.

A carne de cabrito, cujo sabor característico se deve à alimentação dos animais, torna-se ainda melhor assada nos fornos de lenha.

A carne de porco, a mais consumida pelos habitantes do concelho, é salgada e comida durante tido o ano.

Os doces que mais se distinguem são, sem dúvida, os que se confeccionam na época natalícia, como a aletria e as rabanadas.

Cozido à Terras de Bouro

Prato tradicional de Terras de Bouro, o Cozido de Couves com Feijão que, como o próprio nome indica, é composto por feijão (amarelo) e couves “galegas” dos quinteiros das terras altas e expostas ao frio da região de Bouro; as carnes, só de porco, “bichoro” medrado das lavaduras gordas.

Não havendo qualquer tipo de refogado na sua confecção, as couves, em abundância, são cozidas juntamente com as diversas carnes e fumeiro, cuja gordura é o tempero necessário para lhe dar paladar.

O feijão amarelo é cozido à parte, juntando-se tudo, posteriormente, na mesma travessa que vai ser posta na mesa.

Os temperos são feitos com azeite, vinagre e alho.

Acompanhamento pelos verdes tintos da região, de marca ou de lavrador.
 
Nos dias 21 e 22 de Março, poderá participar no III Festival de Caminhadas - Gerês 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...