Encontro Nacional de Tocadores de Concertina e Cantadores ao Desafio


DESAFIOS – Encontro Nacional de Tocadores de Concertina e Cantadores ao Desafio
No fim-de-semana de 9 e 10 de Maio de 2015, vai realizar-se, em Ponte de Lima, uma iniciativa designada como DESAFIOS – Encontro Nacional de Tocadores de Concertina e Cantadores ao Desafio.

Este evento, realizado em co-organização entre a Fundação INATEL e a Câmara Municipal de Ponte de Lima, propõe um programa diversificado ao longo de todo o fim-de-semana, com uma componente expositiva e de conversa aberta sobre os principais agentes e protagonistas desta manifestação cultural (v. oradores e moderador).

Ao mesmo tempo, esta iniciativa conta com uma componente performativa de rua e de palco, com Danças Ocultas no Teatro Diogo Bernardes e o Encontro de Tocadores de Concertina e Cantadores ao Desafio pelas ruas da vila de Ponte de Lima e no palco DESAFIOS, na Av. dos Plátanos.

Em 1996, e com o objetivo de reabilitar esta prática e de recentrar o papel da concertina e dos cantares ao desafio nas manifestações populares, a INATEL promoveu, no Castelo de Santiago da Barra (Viana do Castelo), um primeiro convívio que contou com a participação de cerca 40 tocadores e cantadores.

Este primeiro encontro deu o impulso definitivo a um movimento de redescoberta da concertina e à difusão por todo o país de encontros regionais de tocadores que se caracterizam, atualmente, pela participação e envolvimento de milhares as pessoas de diferentes escalões etários e sociais.

A edição de 2015 desta actividade, para além de evocar os 19 anos do primeiro encontro, realizado em Viana do Castelo, assinala as comemorações dos 80 anos de atividade da Fundação INATEL.

9 Maio | Sábado
09h30 - Abertura do Secretariado
10h30 - Inauguração da Exposição DESAFIOS | Encontro Nacional de Tocadores de Concertina e Cantadores ao Desafio
Museu do Brinquedo Português
Patente entre 9 de Maio e 30 de Junho
14h00 - Tertúlia Concertinas e Desgarradas: narrativas
Auditório da Câmara Municipal de Ponte de Lima
Oradores: José Machado; Domingos Morais; Artur Fernandes (“Danças Ocultas”); Barros Lopes (tocador), rapper “NTS”, entre outros
22h00 - Concerto de “Danças Ocultas”
Teatro Diogo Bernardes (3 € | M/3)

10 Maio | Domingo
09h30 - Abertura do Secretariado
10h30 - Rusgas pela vila e atuações no Palco DESAFIOS
Av. dos Plátanos
12h30 - Almoço
Escola EB 2,3 António Feijó (Almoço oferecido pela organização a todos os tocadores e cantadores devidamente inscritos até ao dia 4 de Maio de 2015)
14h30 - Continuação das atuações no Palco DESAFIOS
Av. dos Plátanos


Notas importantes:
- A ficha de inscrição terá de ser devolvida até ao próximo dia 4 de Maio de 2015, devidamente preenchida, datada e assinada;
- Embora as atuaçoes possam ser em grupo, a Ficha de Inscrição é individual. Tem de ser enviada uma Ficha de Inscrição por cada Tocador ou Cantador inscrito;
- A organização não garante almoço aos tocadores ou cantadores que se inscrevem após o dia 4 de Maio 2015;
- Poderão inscrever-se e participar grupos que tenham outros instrumentos que não a Concertina, desde que a concertina seja o instrumento principal do Grupo e esteja em número maioritário.

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Danças populares portuguesas tradicionais

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março