Mosteiro de Sanfins de Friestas recebe Sanfins Medieval


No fim-de-semana de 10 e 1 de Julho, numa iniciativa que pretende dinamizar um dos mais emblemáticos mosteiros do Noroeste Peninsular, o Mosteiro de Sanfins, em Valença, recebe o Sanfins Medieval.

Esta vai ser mais uma jornada medieval, com ceia, visitas guiadas, serenatas, ateliers de pintura, canto e serenatas. Um programa que remete o visitante para a época medieval e um exemplar da arquitetura religiosa românica, classificado como monumento nacional.

Assim, na sexta-feira, 10 de Julho, as actividades começam às 18h00, com a abertura de uma exposição sobre a arquitetura do mosteiro, a cargo da Universidade do Minho, seguido da apresentação do livro “Mosteiro de Sanfins de Friestas”.

Ponto alto do evento vai ser a ceia medieval, com o celebre Anho à Sanfins, assado nos fornos de lenha, com arroz do pingo e outras iguarias da época, acompanhado dos bons vinhos da região. O Anho à Sanfins é criado em rebanhos, sobretudo, nas serranias do Faro, da Furna e de São Lourenço, nas mais puras pastagens da carqueja, do rosmaninho e do tojo bravo que dotam esta carne de um sabor inigualável. Uma ceia animada com a Tuna da Universidade do Minho.

Do programa para sábado, 11 de julho, consta um atelier de pintura e exposição, a partir das 16h00. Para as 19h está agendada uma visita guiada ao conjunto arquitetónico do Mosteiro que terminará com a voz da soprano Silvia Pinto. Da jornada de sábado destaca-se ainda a ceia e a serenata a cargo do grupo Luar do Minho.

Sanfins Medieval encerrará com o ritual da Queimada Galega, onde não faltará o “Conxuro” da Queimada.

Sanfins Medieval é um evento que marca e projeta o Mosteiro de Sanfins. Este é um dos monumentos mais emblemáticos de Valença que a Câmara Municipal tem tentado dinamizar, com a limpeza da área da cerca da quinta, reflorestação com espécies autóctones, organização de visitas guiadas e de um conjunto de eventos, sobretudo para os mais jovens, ao longo do ano.

A iniciativa é da Associação Cultural e Artística Luar do Minho e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença.

A participação na ceia implica uma pré-inscrição para o nº 965405545

Mensagens populares deste blogue

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Festas e Romarias Populares em Portugal - Norte (Minho)

Distrito de Vila Real: Gastronomia

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Fevereiro

Danças populares portuguesas tradicionais

Desfolhada à Moda Antiga

Arte Xávega é recriada pelo Município da Nazaré

Provérbios e adágios populares relativos ao mês de Abril

Distrito de Vila Real: Artesanato

Provérbios e adágios populares sobre o mês de Março